ONU exige cessar-fogo, mas Israel mantém ataques
Israel continuou a bombardear a Faixa de Gaza durante a madrugada desta sexta-feira, depois de o Conselho de Segurança ter aprovado uma resolução pedindo um cessar-fogo imediato das hostilidades na região.
Esse é o mundo em que vivemos, Israel massacra palestinos, inocentes ou não, violência gera violência, palestinos extremistas que não tem mais nada a perder, em desespero, aceitam trocar a sua vida pelo seus ideais que segundo o wikipédia, o Hamas preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando à libertação da Palestina e a formação de um estado independente palestiniano “… desde o Rio Jordão até o mar”. Sua carta de princípios, redigida em 1988, preconiza o estabelecimento de um estado muçulmano na Palestina mas, segundo seu dirigente, Khalid Meshal, a carta não prega de modo algum a destruição de Israel. Em árabe, está escrito para colocar um fim na ocupação israelitas da Palestina. “Não queremos nos livrar do outro. Desejamos apenas obter nossos direitos.”
Não vivo a realidade desses povos, não conheço suas tradições, porém com um pouco de empatia e conhecimento de história pode nos mostrar que com violência não é possivel resolver problemas sociais, ao termino dos ataques todos serão vizinhos novamente, porém o que vai sobrar da relação? quem perdeu familiares, quem foi privado de saciar suas necessidades fisiologicas báscias, quem passou pelo terror, o que sobra? De acordo com a BBC as estimativas são de que, em quase duas semanas, o conflito tenha matado 770 palestinos e 14 israelenses.
“Nós suspendemos nossas operações em Gaza até que as autoridades israelenses possam garantir a nossa segurança”,
disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados palestinos (UNWRA, na sigla em inglês), Chris Gunness.
O mundo precisa de paz. Eu protesto!

Amigos vamos lembrar dos mais de 400 mil cristãos sudaneses mortos por milicias mussulmanas no Sudão!!
VAMOS LEMBRAR DELES
Comentário por seragon — 13 Janeiro , 2009 @ 9:31 am
Olá Seragon, tem alguma bibliografia a respeito? Não conheço muito bem essa referencia relativa aos Cristãos sudaneses mortos, de qualquer forma, se isso continuar entra em um ciclo onde os judeus tem justificativa pra matar mussulmano e vice versa, né? Deve existir uma forma melhor de resolver as divergências sem ser com a guerra? Meio primitivo resolver tudo na porrada, e gera-se gerações inteiras de pessoas com raiva uma das outras que alavancam novas guerras… fica cultural… Fazer guerra vira cultural… natural.
abraços
PC
Comentário por pcangelo — 14 Janeiro , 2009 @ 10:45 am
A ONU exige o cessa-fogo? Porque não fez isto ha mais de 2 anos quando o Hammas começou a bombardear Israel?
A Palestina elegeu o Hammas e agora colhe os frutos de suas escolhas. O que não pode querer é que Israel aceite um grupo de terroristas que querem elimina-los do mapa.
Comentário por Eduardo — 15 Janeiro , 2009 @ 2:44 pm
Olá Eduardo, tudo bem? Não posso afirmar os motivos reais da ONU, pois sou um simples mortal, porém, podemos especular né?
O único pais membro da ONU que não é a favor do cessar fogo é o USA, que, por acaso, é o mesmo pais responsável por 2/3 de todo o recurso captado pela ONU e devido a isso conseguiu fazer a guerra contra o iraque / “terror” usando mentiras para justificar o ataque mais deslavado da história mesmo contrariando a ONU.
A ONU já não tem mais credibilidade e como podemos ver, Israel não precisa se submeter as suas decisões já que é aliado do USA.
Quanto a escolha do Hammas, essa deve ter sido uma medida desesperada de um povo que estava sofrendo muito. Como podemos ver, violência só piora as coisas, Israel já matou mais de 1000 palestinos, as crianças de hoje provavelmente vão virar ativistas/militantes no futuro já que estão crescendo no meio do inferno.
Enquanto não tiver acordo que seja justo para ambos envolvidos, irá haver guerra e terror.
Comentário por pcangelo — 15 Janeiro , 2009 @ 4:19 pm
A ONU é apenas uma ONG tamanho família. Não tem poder de decisão sobre NENHUM país e NENHUM país tem que pedir a bençao dela para nada.
Quanto ao Hammas, dizer o que? é um grupo terrorista e que já lançou mais de 2000 mísseis em Israel e a ONU não fez nada, nem uma breve nota. Agora ela decide manifestar-se? Lamento, mas ela não tem moral para isto. Ainda que tivesse criticado o Hammas ha 2 anos ela não teria porque criticar Israel que esta se defendendo. Ou não esta?
A escolha do Hammas foi uma escolha do povo palestino e Israel não teve ABSOLUTAMENTE nenhum envolvimento e Israel NUNCA se negou a deixar a Palestina ser autonoma. O problema é que o Hammas, eleito pelo povo, acha que Israel deve sair do mapa. E Israel, que é um país de direito constituido, tem o direito e o dever se proteger e não precisa pagar pelas más escolhas do povo da Palestina.
O Hammas quer um cessar-fogo. Exige a saída de Israel e a abertura das fronteiras. E quando Israel não havia invadido a Palestina e as fronteiras estavam abertas, qual a justificativa para os bombardeios do Hammas à Israel?
Civis estão morrendo na Palestina? Lamento dizer, mas é fruto da escolha pelo Hammas que SEMPRE pregou o fim de Israel. Mas tem um senão: Porque o Hammas se esconde entre os civis, fazendo eles de escudo humano? Já que é uma guerra, porque eles não enfrentam o adversário de peito aberto como Israel faz?
Comentário por Eduardo — 16 Janeiro , 2009 @ 7:07 am
1° A ONU não manda, nunca mandou e desde de sua origem, com a promessa de paz mundial, não fez merda nenhuma.
2° Esta guerra vai além do tempo atual, vem antes de Cristo. Com uma hora Israel doando território aos palestinos e outra hora tomando, sempre com apoio dos EUA. Acho dificil, anti-lógico julgar oq ocorre hoje sem conhecer o passado.
Comentário por Rodrigo[NightSpy] — 16 Janeiro , 2009 @ 8:33 am
Olá Eduardo, tudo bem ?
Compreendo o seu ponto de vista.
A ONU foi idealizada com objetivos nobres como:
* Manter a paz mundial
* Proteger os Direitos Humanos
* Promover o desenvolvimento econômico e social das nações
* Estimular a autonomia dos povos dependentes
* Reforçar os laços entre todos os estados soberanos
Porém, atualmente, devido a sua parcialidade perdeu a credibilidade.
Já quanto ao conflito, de acordo com Maria Aparecida Aquino, professora de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a desproporção com a qual Israel reagiu aos ataques revela uma nova preocupação do Estado. “Estamos às vésperas de uma mudança muito significativa nos Estados Unidos, que sempre apoiaram Israel e estiveram presentes nas questões do Oriente Médio. Eventualmente, Barack Obama (presidente eleito dos Estados Unidos e que tomará posse no dia 20 de janeiro) poderá trazer algumas diferenças na política externa norte-americana, e até traçar estratégias de paz, como fez Bill Clinton. Israel tomou esta decisão militar, pensando no cenário internacional”, afirma a professora.
Já segundo o jornal norte-americano “The New York Times”, especialistas nas questões do Oriente Médio dizem que Israel programou sua movimentação contra o Hamas para receber o apoio do atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Caso queira ver as noticias na integra, acesse o site: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/06/saiba+mais+sobre+o+conflito+na+faixa+de+gaza+3237214.html
Então, quanto a sua ultima dúvida, relativa ao o motivo do Hammas não enfrentar Israel de peito aberto, se deve ao fato de que é um grupo de guerrilheiros, que utilizam como estratégia a guerrilha.
Segundo o Wikipédia, Guerrilha (do espanhol guerrilla, “pequena guerra”) é um tipo de guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.
A guerrilha trata-se de levar um adversário, por muito mais forte que seja, a admitir condições freqüentemente muito duras, não engajando contra ele senão meios extremamente limitados. É então que entra em jogo, em toda a sua plenitude, a fórmula das variáveis complementares que já encontramos: a inferioridade das forças militares deve ser compensada por uma superioridade crescente das forças morais, à medida que a ação se prolonga. Assim, a operação desenvolve-se simultaneamente em dois planos, o plano material, das forças militares, e o plano moral, da ação psicológica.
*Rodrigo, você disse tudo, “Conhecei a verdade e ela vos libertarás”, essa é a chave.
De qualquer forma, eu sou idealista e espero que haja paz.
Obrigado por participarem.
Abraços
Paulo Cesar
Comentário por pcangelo — 16 Janeiro , 2009 @ 8:38 am
A ONU foi idealizada por motivos nobres. O problema é que ela NUNCA fez nada por isto. Basta ver como ela se comporta neste episódio. Não ha NENHUMA palavra de repreensão ao Hammas. NUNCA houve. Onde ela fez algo neste conflito para manter a paz? Para proteger os direitos humanos dos israelenses antes deles revidarem? Pois é, eles realmente perderam a credibilidade e tornaram-se uma ONG gigantesca, cara e inútil.
Que desproporção na reação? O que você chama de desproporção?
“guerra não convencional no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes”
-> Se escondendo entre civis? Para mim isto tem outro nome: utilizar o povo como escudo e culpar o adversário. Moralmente perverso.
“A guerrilha trata-se de levar um adversário, por muito mais forte que seja, a admitir condições freqüentemente muito duras, não engajando contra ele senão meios extremamente limitados.”
-> Resultado: civis mortos. Mas isto não torna Israel culpado. PRINCIPALMENTE por ter jogado milhões de avisos alertando aos civis que mantivessem longe dos guerrilheiros.
“É então que entra em jogo, em toda a sua plenitude, a fórmula das variáveis complementares que já encontramos: a inferioridade das forças militares deve ser compensada por uma superioridade crescente das forças morais, à medida que a ação se prolonga.”
-> Forças morais do Hammas? Lamento, mas utilizar-se de civis os torna, para elogiar, terroristas de seu próprio povo.
Comentário por Eduardo — 16 Janeiro , 2009 @ 8:54 am
Olá Edu, Bom dia!!
Acho que houve um equivoco, por favor leia novamente o comentário.
Quanto a afirmação sobre o ataque desproporcional feito por Israel, perceba que são as palavras da especialista Maria Aparecida Aquino, professora de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No comentário anterior estou agindo pela simples manobra de escrever sobre essa guerra descrevendo o que é guerrilha/ONU e não como deveriam ser. Não estou colocando valores, não estou protegendo o Hammas nem Israel, entendeu?
A dúvida que fica é, será que conseguem estabelecer a paz após o ataque? Temo que isso possa gerar um efeito inverso ao esperado. O que acha?
Abraços
PC
Comentário por pcangelo — 16 Janeiro , 2009 @ 9:54 am
Veja, ela ser especialista e dizer que o ataque é desproporcional não quer dizer que eu deva concordar. Mas e você, o que acha?
Você deu a definição e o que acha do eu escrevi?
Israel que eliminar o Hammas? Não sei, mas creio que sim. A menos que haja um acordo de convivencia pacífica o que duvido. Basta ver que a carta de formação do Hammas prega a eliminação de Israel. Assim, a defesa de Israel atacando a Palestina é plenamente aceitável e correta. Ela pretende eliminar o Hammas matando os integrantes (mesmo que isto leve a civis a morrer se forem usados como escudos) e também sufocando a entrada de armas que abastecem o Hammas através do fechamento das fronteiras.
Acho que o povo agora entendeu que ter eleito o Hammas não foi uma boa escolha. Acredito que Israel fará o que for necessário para proteger o seu povo. E acho que estão corretíssimo.
Comentário por Eduardo — 16 Janeiro , 2009 @ 10:38 am
Oi Eduardo,
Eu entendo que os israeleses sofreram muito na época do Nazismo, o que fez com que o povo todo se preparar ao máximo para não passar por nada parecido com este triste momento da história, transformassem em ótimos combatentes, como podemos ver na guerra dos seis dias, antecipando e subjulgado todos os paises arabes que o cercava.
Porém, a faixa de gaza sofre muito após a guerra(1967), com o tempo,é natural que o povo começa a tomar medidas desesperadas para uma vida melhor, e em meio a isso tudo, acabam aceitando as propostas mais malucas e extremistas que no caso foi a do Hammas, basta consultarmos o contexto histórico em que Hitler conseguiu chegar ao poder para compreender que em época de desespero, o povo aceita fazer coisas que jamais pensamos que poderia ser feita por um ser humano.
Relacionado ao ataque desproporcional que a especialista afirma, basta conhecer o significado da palavra desproporcional, e checar com os acontecimentos para ver se ela tem razão, eu acredito que ela a afirmação é correta pois estamos falando de um exercito muito forte contra um pequeno grupo de guerrilheiros, e nesse caso, qualquer ataque seria desproporcional, é nesse sentido entende?
é no sentido de morrer mais de 1300 palestinos contra 13 Israelenses,
4000 casas totalmente destruidas e 20000 danificadas, ataques a bases da ONU entre outras
organizações civis, isso é desproporcional.
É claro que não sou a favor aos foguetes lançados pelo hamas contra civis, isso é injustificavel, porém uma coisa não pode ofuscar a outra.
Proponho que estudemos um pouco a geografia e demografia da região, para podemos entender melhor o contexto, se julgarmos tudo tendo em vista nossas confortáveis poltronas vamos estar sofrendo um viés da realidade local.
Atualmente a Faixa de Gaza não é reconhecida internacionalmente como pertencente a um país soberano.
O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo
Estado de Israel, que ocupou militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005.
A jurisdição é por sua vez exercida pela Autoridade Nacional Palestina.
A Faixa de Gaza é um território árido e retangular localizado no sudeste do Mar Mediterrâneo,
com cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. É um dos lugares onde se tem mais pessoas por metro quadrado. Apenas 13% do território é composto por terras aráveis.
As pessoas tem uma vida difícil lá, após o ataque, tudo piora ainda mais, vivem como refugiados,
e agora, logo após o ataque devastador o “Hamas diz manter sua capacidade de atacar Israel”
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090119_hamasdesafiarw.shtml)
percebe? destruiram tudo, e não adianta, é um ciclo, até quando vão tentar resolver isso na porrada? É a simples ação e reação, Violência gera violência..
É necessário que essas pessoas tenham infraestrutura para ter uma vida e não sobreviver como refugiados, ai as pessoas param de crescer com a idéia de querer matar uns aos outros, é isso que penso.
Comentário por pcangelo — 19 Janeiro , 2009 @ 1:23 pm
Será que comprende realmente o papel da ONU?
Ou não presta a atenção sufiente pra comprender o que esta acontecendo?
Não deixo de lado que exite uma guerra a muito tempo no Oriente Médio,não posso esquecer que pessoas morrem por causa disso,mas tambem não posso misturar as coisas. Tens que entender o real significado de uma coisa,depatamento,instituição etc.
Comentário por Dyho — 12 Fevereiro , 2009 @ 2:57 pm
A ONU não trabalha sozinha.Há países envolvidos em suas decisões como por exemplo o Brasil.Não pense que é fácil tomar decisões que envolvam vidas de milhares de pessoas,porém que tambem envolvam interesses economicos o que nesse sentido foge do nosso ponto de vista,mas que é consierável.
Comentário por Dyho — 12 Fevereiro , 2009 @ 3:03 pm
Dyho, não entendi o seu comentário.
Comentário por Eduardo — 12 Fevereiro , 2009 @ 3:04 pm
fiz esse comentário referente a: A ONU é apenas uma ONG tamanho família. Não tem poder de decisão sobre NENHUM país e NENHUM país tem que pedir a bençao dela para nada.
Comentário por Dyho — 12 Fevereiro , 2009 @ 3:13 pm
“Sem mim NADA podeis fazer” e “Eis que vos dou a minha PAZ não a paz que estah no mundo”.
Essas são as palavras do Grande Mestre e Salvador Nosso Senhor Jesus Cristo. Caso V. não as escute, não as entenda e nem O aceite, Você não vai entender o que acontece no mundo, principalmente no Oriente Médio. Esqueça essa paz que você entende por paz, porque é ela que ainda vai destruir o mundo. E, Lembre-se: Jesus nasceu em Israel e a bíblia diz: “A Salvação vem dos Judeus”. Espero que alguém entenda!
Deus abençoe a todos.
Comentário por L.Franco — 9 Março , 2009 @ 11:10 am